Histórico
O site MIDIATIVIDADE teve sua origem a partir do projeto de pesquisa intitulado ”Sustentabilidade da Radiodifusão Comunitária através do uso integrado de mídias na publicidade pública”, desenvolvido desde 2007 nas modalidades de pesquisa, extensão e inovação. Com o intuito de contribuir para fortalecer a atuação das iniciativas de comunicação comunitária em rádio e tv no Estado do Rio de Janeiro, tendo-as como de fundamental importância para as comunidades locais, o projeto teve foco numa política de patrocínios que lhes permitisse sustentabilidade, através da veiculação de campanhas publicitárias de caráter público por parte de iniciativas comunitárias de radiodifusão em funcionamento pleno no Rio de Janeiro, a partir de ações culturais relacionadas à programação e à produção de conteúdos diferenciados e integradores das comunidades locais, visando integrar produtores, empreendedores locais e estudantes de Comunicação e áreas afins, proporcionando viabilidade e sustentabilidade a essas experiências. Desse modo, buscava identificar contribuições da Publicidade pela via de conteúdos promocionais e da mobilização para o patrocínio do comércio local, além de ações promocionais que possam envolver a comunidade com as iniciativas desenvolvidas.
Metodologia
O projeto é viabilizado mediante parcerias que, para serem estabelecidas no âmbito da Universidade, precisam incorporar algumas características: (1) caso não seja outorgada, que tenha demonstrado minimamente alguma disposição em compreender-se legal, tendo dado início ao processo de outorgas; (2) que conte com práticas de gestão, programação e produção comunitárias de fato, coibindo proselitismos de qualquer espécie, afirmando a pluralidade e a diversidade; e (3) que estejam em atividade, transmitindo seu sinal com a veiculação de programas a partir da comunidade.
A formalização da parceria envolve a assessoria do projeto para a elaboração de um Plano de Comunicação Institucional, que vise promover a sustentabilidade da rádio e mobilize patrocinadores locais e de empresas para compreender a importância de investir nas emissoras como veículo e opção adequada de mídia.
O Plano compreende um Planejamento de Mídia, visando a definição de preços e horários para formalizar patrocínios locais e gerais, a partir da definição de Princípios Éticos definidos em conjunto, que envolve limites relacionados ao projeto e também propostos pela emissora, de modo a manter seu caráter comunitário e desvinculá-la de proselitismos no âmbito partidário, privado ou religioso. É reforçado também o enfoque à sustentabilidade, para além da sustentação, conceito orientador do projeto original, circunscrito à dimensão financeira capaz de viabilizar custos mensais de manutenção.
Em paralelo são desenvolvidas ações relacionadas à captação de conteúdos diversos para veiculação na parte do site Midiatividade relacionada a cada parceira, além do desenvolvimento do Minuto Cidadão, um informativo de 1 minuto feito inicialmente de forma experimental, que aborda temáticas de saúde, educação ou cultura, a ser vinculado a patrocinadores em potencial para entrar nas programações das emissoras parceiras como forma de materializar uma relação possível a ser estabelecida entre patrocinadores e programadores / emissoras.
A meta de patrocínios a serem levantados pelas emissoras comunitárias está na faixa de R$ 10 mil / mês por emissora de rádio e de R$ 30 mil para emissoras de TV, cobrindo custos com pessoal, infraestrutura / manutenção, materiais de custeio, entre outros. Os diretores / programadores das emissoras serão capacitados na atividade de captação de patrocinadores e de desenvolvimento de campanhas publicitárias envolvendo a Internet e as mídias exteriores, a serem trabalhadas por eles ao longo da realização do projeto, com apoio dos alunos e bolsistas do projeto.
Buscando dar forma à metodologia empreendida nas edições anteriores, chegou a ser implementada a Agência CIS, uma agência de publicidade com foco em Comunicação Comunitária e Publicidade Social, que passou a trabalhar com as parcerias potenciais, buscando identificar soluções mais adequadas para viabilizar propostas de comunicação e atualmente é parceira de soluções para o fortalecimento do projeto.
Situação atual
A maturação do projeto permitiu sistematizar os conhecimentos gerados no desenvolvimento de uma metodologia para a sustentabilidade da radiodifusão comunitária através do uso integrado de mídias na publicidade pública e na elaboração de uma metodologia focada na mobilização de patrocinadores locais e de investidores no setor, visando mobilizar iniciativas comunitárias de comunicação, produtores independentes, ativistas culturais e patrocinadores em potencial que viabilizem modelos de implementação da metodologia para o fomento e a sustentabilidade da radiodifusão comunitária, motivando melhores práticas por parte de emissoras com potencial para afirmar características comunitárias em seus locais de atuação.
Com a fragilidade crescente das iniciativas comunitárias de comunicação, o projeto foi reorientado para focar em novos fluxos de produção e veiculação audiovisual em funcionamento, identificando limitações e potencialidades e buscando articular a necessidade de fortalecimento e visibilidade dessas iniciativas com um leque maior de possibilidades de atuação das comunidades no fazer comunicacional.
BOLSISTAS
INOVAÇÃO
Novos fluxos de produção e circulação de conteúdos audiovisuais a partir de iniciativas socioculturais na cidade de Niterói
Carolinne Cabral (2020-21)
Sustentabilidade de rádios comunitárias através do uso integrado de mídias na publicidade pública (de 2012 a 2020)
Bolsistas anteriores: Carolinne Cabral, Luís Felipe, Andrezza Paulo, Catherine Lira e Priscilla Motta
Bolsistas de desenvolvimento acadêmico:
Ester Gonçalves e Vinicius Andrade (2018)
Claudia Magalhães e Natália Leal dos Santos (2017)
Caio Rodrigues Hermes; Natália Leal dos Santos e Paloma Chaga Machado (2016)
William Sampaio, Ranner Barbosa e Dayana Souza (2015)
EXTENSÃO
Rádios comunitárias: viabilidade e sustentabilidade (até 2012)
Bolsistas: Camila Simon, Mohara Santos e Roberta Estevam
PESQUISA
Novos fluxos de produção e circulação de conteúdos audiovisuais a partir de iniciativas socioculturais na cidade de Niterói (20221-2022)
Bolsista: Giovanna Vitória Ribeiro da Silva
A CONTRIBUIÇÃO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO: uma análise de iniciativas no Estado do Rio de Janeiro (até 2008)
Bolsistas: Caroline Durand de Albuquerque e Carolina Custodio Cardoso